Voltar

O que é cultura digital e como implantar no seu negócio

#Novidades
Leitura: 3 min
24 de Junho de 2021

Que a tecnologia faz parte do nosso dia a dia, isso não temos como negar. Afinal, já se tornou algo rotineiro encontrar as pessoas por aí sempre com os dispositivos móveis em mãos. Por causa dessa constante vida online que as pessoas mantêm, o modo como o público consome e se relaciona com as empresas consequentemente também mudou.

Com essa transformação, o maior erro de uma empresa é olhar para os meios digitais como um passatempo e não como uma ferramenta de trabalho. Ao mesmo tempo que esse novo cenário pode se mostrar assustador, ele também representa uma grande oportunidade para aqueles que têm a coragem de investir em uma cultura digital no seu negócio.

Quer entender o que é essa cultura digital e como funciona na prática? Então confira a seguir.

O que é a cultura digital?

Muitas pessoas podem confundir a cultura digital apenas com o uso da tecnologia na empresa. Mero engano, pois isso vai muito mais além! Esse é o processo de integrar os recursos digitais em todas as atividades e departamentos do seu negócio. Dessa forma, você consegue agilizar e dinamizar a rotina dos colaboradores, gestores e até mesmo, do público consumidor.

Quando um consumidor quer adquirir um produto ou contratar um serviço, muito provavelmente ele recorrerá à Internet. Tudo acontece pelos meios eletrônicos que nos dão infinitas oportunidades. Afinal, quem diria que chegaríamos em um momento da vida onde poderíamos interagir com o outro lado do mundo de forma tão rápida como agora?

E isso nada mais é do que a cultura digital: as mudanças que a tecnologia e a Internet proporcionam, e os avanços tecnológicos que transformam a cada dia o modo da sociedade de se comunicar e interagir.

Por que investir em cultura digital?

Com certeza essa é uma das perguntas mais fáceis de responder! Simplesmente porque é ela quem permite que a informação chegue de maneira mais simples e assertiva às pessoas. Se você ainda está com alguma dúvida disso, confira dois exemplos que comprovam isso:

Na educação

A maneira como as pessoas adquirem conhecimento, se comunicam e ensinam umas às outras foi totalmente transformada. Com a cultura digital, esses processos ficaram muito mais dinâmicos! Como por exemplo, o uso de lousas digitais na sala de aula e o uso de apps para que pais acompanhem o desenvolvimento dos filhos e o dia a dia do universo escolar.

No comércio

Com a cultura digital tudo ficou mais prático e dinâmico quando se fala de interação com o consumidor. A tecnologia, além de aproximar ainda mais as empresas de seus consumidores, torna o relacionamento muito mais interligado e pessoal.

Como implantar no seu negócio?

É sempre importante reforçar que realizar mudanças dentro de uma empresa requer tempo e paciência. Afinal, com certeza não é da noite para o dia que as coisas vão acontecer. Mas mesmo tendo consciência disso, existem algumas atitudes que já podem começar a ser colocadas em prática. Confira:

1. Treine os seus funcionários

De nada adianta querer implantar uma nova forma de trabalhar se você não capacitar aqueles que estão ali todos os dias. Eles são parte importante da empresa e precisam estar familiarizados com a nova mudança.

2. Esteja presente na Internet

Seja nas redes sociais, no site, ou através de plataformas móveis de integração com o cliente. Essas são ótimas ferramentas para ajudar a divulgar a sua marca e servem também como uma forma de aproximar ainda mais os clientes.

3. Invista em ferramentas que otimizem os serviços

Com certeza essa é uma opção que não pode faltar! Mas se você acha que para isso é necessário investir em sistemas complexos e difíceis de entender, é aí que você se engana.

Um ótimo exemplo que pode tornar a jornada do consumidor muito mais eficiente e prática, são os aplicativos de atendimento ao cliente. Ele permite que a sua empresa esteja disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana. Isso faz com que você proporcione ao seu cliente, a liberdade de escolher quando e onde falar com você e de uma forma muito simples e intuitiva.

E aí, pronto para investir?

Se feito da forma certa, criar uma cultura digital pode ser muito mais simples do que você imagina (e claro, trazendo resultados incríveis para a empresa).

O importante é lembrar que, independentemente do tamanho do seu negócio, ele tem infinitas possibilidades de se aventurar pelas novas tecnologias de forma certeira. Então, por que não começar investindo em algo que está aqui à sua disposição? Com certeza você não vai se arrepender!

Autor

user

PremierSoft

A PremierSoft é pioneira em desenvolver soluções mobile personalizadas e de alto nível para empresas, instituições e startups dos mais variados segmentos do mercado. Nosso foco é criar experiências que transformem o dia a dia de nossos clientes e facilitem a sua interação com as novas tecnologias.

Conteúdos Relacionados

Stay ahead on our news, subscribe to our newsletter