Hoje, no dia da mentira, resolvemos trazer algumas das mentiras que já ouvimos por aí sobre o tema “Um app para o meu negócio” a fim de esclarecer algumas questões e dúvidas.

Vamos lá?

1- Todo negócio precisa de um aplicativo

De nada adiante o seu negócio ter um app se ele não está apto a isso. É preciso estrutura e preparo para isso, e se o seu negócio não estiver pronto, os retornos não serão como o esperado.  

É por essas e outras questões que a PremierSoft oferece consultoria gratuita para que interessados em ingressar com os seus negócios no mundo mobile entendam sua esfera e sigam no caminho correto.

2- Tempo não é dinheiro

Essa daqui com certeza você já caiu. O tempo pode não ser dinheiro em outros cenários, mas no desenvolvimento mobile ele é. Isso porque, em sua maioria, o desenvolvimento de um projeto mobile é fechado por pacotes de horas e são a partir dessas horas que os custos são definidos.  

Por isso, é fundamental ter o projeto alinhado entre o cliente, o gerente de projetos e a equipe de desenvolvimento. Porque quaisquer mudanças no escopo envolve um replanejamento que, consequentemente, resulta na revisão dos custos.  

3- O investimento é uma vez só

Poderíamos dizer que isso depende do app em si, mas mesmo assim o investimento não seria único. Os custos do desenvolvimento devem ser apenas uma parcela de todo o orçamento disponível para projeto. Por isso, preveja outros custos como manutenção, novos recursos e atualizações, e é claro, estratégias de marketing. Porque depois de desenvolvido, seu app precisa bombar!  

4- É um investimento alto demais  

E aí vem a pergunta que não quer calar: Comparado ao quê?  

Com um app, o seu negócio passa a possuir uma ferramenta que oferece um canal direto de marketing e comunicação que pode atuar na fidelização de clientes e ainda funcionar off-line. Além de estar nas mãos dos seu público, um app agrega diferencial competitivo, aumenta a visibilidade da sua marca e consequentemente a fortifica diante do mercado.  

E acredite, esse é um dos melhores retornos que o seu negócio pode querer.

5- É só desenvolver o app e pronto: dinheiro fácil  

Antes fosse fácil assim. Existem milhares de aplicativos nas lojas e esse é um fator importante. Mesmo que você tenha uma base consolidada de clientes, se quiser ampliar o seu público precisará de um plano de marketing e este, provavelmente será um gasto contínuo do seu negócio.  

Sem ele, o seu app poderá ser mais um dentre os milhares disponíveis na loja de apps. E aí não têm dinheiro fácil, nem difícil.

Investimentos vão, esforços vem, mas não fica só nisso. Os resultados chegam, e quando chegam, pode ter certeza que nenhuma mentira mal contada segura o seu negócio.

E aí, você já caiu em alguma dessas mentiras sobre o desenvolvimento de aplicativos?