Hoje em dia nos deparamos com uma enorme quantidade de nomenclaturas para definir inúmeros termos das áreas de design, tecnologia e de outros segmentos.

A sopa de letrinhas causa diversas interpretações e em muitos casos, demonstra a falta de entendimento de determinados assuntos. Por isso, a fim de sanar algumas dessas dúvidas, abordaremos um tema questionado tanto no mundo de design quanto no mundo mobile: UI e UX Design.

UI Design, o que é?

O termo UI Design ou User Interface Design se refere a área do design responsável pelo planejamento e criação do meio pelo qual o usuário interage e controla um dispositivo, aplicativo ou software, seja ele por meio de botões, menus ou quaisquer outros elementos que possibilitem a interação.

Prezar por uma experiência fluída e positiva é essencial. Por isso, um bom projeto de UI antecipa as necessidades e ações do usuário, garantindo que a interface apresente elementos de fácil utilização visando alcançar a chamada experiência user-friendly: uma experiência amigável e sem frustrações.

Mas que fique claro: UI não é apenas sobre como uma aplicação ou plataforma se parece, em suas cores e formas, e sim sobre como ela funciona. Aqui, como dizia o sábio Jobs, “Design é função, não forma”.

E o UX?

Já o UX ou User Experience Design, se refere a área do design que lida com as emoções e experiências do usuário em suas relações com o serviço/produto. Trata-se da percepção do usuário diante de determinada aplicação.

O objetivo central é oferecer uma experiência positiva, e para isso, o projeto de UX é realizado com base nos comportamentos do público usuário em questão.

Neste tópico, as necessidades reais do público final são a base para o projeto. Projetar a experiência do usuário visando satisfação e evitando frustrações é o cenário ideal.

Sabendo que o UX Design trata das emoções e experiências dos usuários, fica mais fácil entender que o UI é justamente a ponte responsável por fazer com que essas experiências aconteçam, e é por isso que apesar das diferenças, estes conceitos se complementam e caminham juntos rumo a um bom design.

E por aqui é assim que acontece.

UI e UX na PremierSoft

Acreditamos que o maior desafio de todo o projeto seja entender as necessidades e os objetivos dos nossos clientes.

A verdadeira necessidade vai muito além do que somente fornecer aos clientes o que eles dizem querer. Por isso, mesmo no projeto de criação, mantemos proximidade dos nossos clientes a fim de filtrar suas expectativas e alcançar os resultados esperados já nesta etapa.

Na PremierSoft, alinhamos todos os desafios e necessidades do negócio dos nossos clientes, buscando entender o perfil e comportamento do público em questão para traçar as mais adequadas soluções e criar as melhores experiências possíveis dentro do cenário a nós apresentado.

“Quando estamos projetando a experiência do usuário, é essencial entender o seu perfil e como ele usa os meios de acessos no cotidiano. O UX (User Experience) correspondem ao âmbito técnico e psicológico de como será apresentado as informações, pondo o usuário e suas necessidades no centro do projeto, fazendo com que busquemos estratégias para melhorar a interação usuário-tecnologia. O projeto se torna um ciclo de testes de usabilidade e de análise de dados, e isso requer que toda a equipe trabalhe em conjunto focada na estratégia de desenvolvimento da solução”, comenta William Finger, UI/UX Design na PremierSoft.

Já quando o assunto é UI, o nosso compromisso com os nossos clientes é projetar interfaces intuitivas, simples e eficientes, fazendo o uso das tendências do segmento e fortalecendo a identidade da marca durante a jornada do usuário.

“Essa é a hora de encantar tanto o cliente quanto o usuário final utilizando todo o potencial do design de interfaces. São definidas cores, formas, sombras, texturas, tipografias e diagramação, tudo voltado para a identidade visual do projeto dando vida aos wireframes. Além da criatividade para desenvolver interfaces únicas e inovadoras, prezamos pela fluidez visual do projeto, a fim de criar uma experiência amigável e reforçar a marca diante o olhar do usuário”, complementa William.

A PremierSoft atua a mais de 8 anos no mercado com o desenvolvimento de aplicativos para as plataformas iOS e Android. Dominamos as melhores e mais modernas tecnologias do mercado para desenvolver as melhores soluções para suprir as necessidades dos nossos clientes.

Conte conosco para que juntos possamos desenvolver a melhor solução para o seu negócio!