Cansada das instabilidades e downtime de seu sistema web, a Box4World resolveu seus problemas com a migração para Amazon AWS.

A Box4World
Uma empresa especializada em receber encomendas de clientes nos Estados Unidos e redireciona-las para entrega em qualquer lugar do mundo.
A Box4World nasceu para atender uma dor pungente de quem busca produtos em sites americanos que não entregam no Brasil. Com o serviço da empresa você pode realizar suas compras nessas lojas e receber através deles a mercadoria no seu endereço!
A Dati
Transformamos a forma como as empresas usam a TI.
A Dati fornece soluções nas áreas de Gestão de TI, Cloud, backup e revenda corporativa. Desde a consultoria, desenho, implementação até a gestão de serviços, a Dati ajuda empresas de todos os portes a entender e aproveitar os benefícios da tecnologia, alcançando assim resultados permanentes para seus negócios.


Diagnóstico do ambiente
Contando com mais de 20 mil acessos/mês, com picos de mais de 100 mil acessos/mês em alguns períodos do ano, e tendo toda o sistema interno rodando em nuvem, junto com o site, a Box4World se viu necessitada de uma evolução.
Utilizavam um provedor onde constantemente o sistema e site ficavam indisponíveis, gerando prejuízo para operação, além de um alto custo, e sem o devido atendimento. O cliente nos procurou para encontrar uma solução que gerasse estabilidade e segurança, sem aumentar seu custo fixo. Na estrutura existente o cliente possuía serviço de e-mail, banco de dados e hospedagem, tudo rodando em um mesmo servidor.


Solução
Realizamos um estudo da infraestrutura do cliente, propondo migrar a base de dados e hospedagem para Amazon AWS. Como primeiro passo dimensionamos a infraestrutura existente para o novo servidor. Em seguida, fizemos a transferência dos arquivos de hospedagem, aproximadamente 70 GB, já que não haveriam alterações durante o processo. Após a conclusão da transferência, o servidor existente foi parado para efetuar a migração da base de dados sem perder informações. Ao final da migração da base de dados, o novo servidor foi colocado no ar. Toda a operação gerou um downtime de aproximadamente 10 minutos, fora do horário de fluxo, gerando um baixo impacto na operação do cliente.
Ao concluir a operação, entregamos para o cliente um novo servidor, melhor dimensionado, gerando ainda uma economia de 200 reais por mês.

Após a estabilidade comprovada, migramos os registros DNS, desta forma desligando o servidor legado.


Os próximos passos
Primeiramente é necessário a atualização do software para a utilização do PHP 7, utilizando ainda menos recursos, e entregando resultados ainda mais rápidos para o usuário.
Após a migração para nova versão, faremos um roadmap para migração do sistema para microserviços, utilizando os serviços gerenciados da Amazon, como: S3, Cloudfront, RDS, Lambda, etc. Com isso aumentando ainda mais a escalabilidade e disponibilidade do ambiente, e reduzindo os custos fixos. Assim o cliente pagará realmente pelo que usa, “usando nuvem como nuvem”.

Apesar de aparentemente complexa, a infraestrutura de nuvem acima é facilmente administrada por um parceiro Amazon AWS e entrega ao cliente final mais tranquilidade no desenvolvimento dos seus negócios.
Com a AWS e a infraestrutura acima, a Box4world ganhará escalabilidade e flexibilidade para seus serviços, e poderá assim atender o “Black Friday”, que demanda 10 vezes mais que sua capacidade regular de TI.Veja também em: http://blog.dati.com.br/case-de-sucesso-migracao-de-ambiente-web-e-sistema-para-amazon-aws/